fbpx

Agentes de combate a Dengue fazem vistorias em casas

Os trabalhos de combate ao Aedes Aegipty estão sendo intensificados em Teófilo Otoni. Os 7 grupos de agentes são espalhados de forma estratégica em toda a cidade para que a proliferação do mosquito causador da dengue, Zika e Chycugunnya, seja combatida. E neste período chuvoso, é necessário mais cuidado já que as chances dos focos são bem maiores.

Por dias, cerca de 1000 a 1500 residências são visitadas por dia. Cada agente consegue fiscalizar até 35 casas diariamente. De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, a situação de Teófilo Otoni em relação ao mosquito é séria. O último Liraa registrou um índice de infestação de 2,9%. Quase três vezes mais que o aceitável pelo ministério da saúde que é de apenas 1%.

Nos bairros São Benedito e Serra Verde os agentes registraram o maior numero de casos de foco do mosquito. Ainda de acordo com o coordenador, a falta de água frequente nos bairros, Vila Betel, Cidade Nova, taquara, entre outros, influencia bastante na proliferação do mosquito pelo fato dos moradores criarem o costume de armazenar água.

Em toda a cidade de Teófilo Otoni, existem cerca de 73 mil imóveis. Os 98 agente que combatem o Aedes Aegypti conseguem fiscalizar até 95% desses imóveis durante todo o ano. Os trabalhos diminuem bastante o foco dos mosquitos, mas sem a ajuda da população, a dificuldade só aumenta.

As larvas levam cerca de 10 dias para se tornarem um mosquito. Eles vivem de 35 a 40 dias, e durante esse tempo, as fêmeas podem espalhar até 500 ovos. E são nos lugares mais esquecidos da casa que há maiores chances de proliferação. A agente de Combate a Endemias Elizabeth Batista conta que é necessário olhar tudo. Até mesmo atrás das geladeiras.

Para assistir outras matérias e ficar por dentro das notícias do Leste e Nordeste de minas e dos bastidores da TV Leste acesse nossas outras plataformas:

Site: www.tvleste.com.br
Facebook: www.facebook.com/TVLeste
Instagram: www.instagram.com/tvlesteof

Ultimas Notícias

Itanhomi: Igrejas voltam a receber presença dos fiéis

Em Itanhomi, a prefeitura voltou a autorizar a reabertura dos templos religiosos. Desde o fim de semana, as igrejas podem

Teófilo Otoni – Festival de pipas desafia regras de prevenção à COVID

Em Teófilo Otoni, um festival de pipas desafiou as autoridades e as regras de prevenção ao novo coronavírus. Foi preciso

Idoso é encontrado morto em casa

Um homem de 64 anos foi encontrado morto em casa com ferimentos na cabeça e no braço.Uma testemunha disse que

Suspeito desarma e morde braço de Polícia Militar em Medina

Um homem deu uma mordida tão forte que arrancou um pedaço de pele do braço de um Policial Militar. Olha

Mulher confessa que matou morador de rua que furtou celular

Em Governador Valadares, 2 homicídios foram registrados em menos de 24 horas no fim de semana. Na tarde de domingo,